Show More

Serviços

Facilitação de Processos Participativos 

 

A facilitação/moderação e suas técnicas estimulam a participação, possibilitam um ambiente de cooperação e propiciam o cumprimento dos objetivos de oficinas, reuniões e seminários.

 

A atuação de um facilitador no planejamento, execução e avaliação de processos de participativos em organizações ou comunidade contribui na motivação dos participantes, no estimulo às reflexões em conjunto, no aumento da produtividade do grupo, no cuidado com as relações interpessoais e na criação de um clima agradável de aprendizagem ou trabalho.

 

Destaca-se a facilitação como instrumento em processos de:

  • Planejamento e avaliação de políticas públicas/programas/projetos;

  • Elaboração de planejamento estratégico;

  • Concepção de redes;

  • Sistematização de experiências;

  • Sensibilização e mobilização de comunidades etc.

 

Pode ser realizada em qualquer localidade do País, com carga-horária adequada aos objetivos da oficina, reunião ou seminário.


 

Formação de Facilitadores 

 

O trabalho em grupo possibilita uma maior participação e um melhor desempenho, tanto individual quanto coletivo, nos processos de planejamento, tomada de decisão e de concepção e desenvolvimento de idéias.

 

A formação de facilitador para atuar na condução de trabalhos em grupo (oficinas, reuniões, seminários ou outro trabalho participativo) em organizações ou em comunidade prevê a capacitação em comunicação, técnicas de tomada de decisão, gestão de conflitos, ferramentas de planejamento de participativo e preparação/documentação de eventos.

 

A formação pode ser realizada para empresas, instituições governamentais, organizações do terceiro setor, em qualquer localidade do País, com carga-horária de 64 horas. Também pode ser adequada aos projetos e programas da organização.

 

Atuamos na formação de facilitadores institucionais para as seguintes organizações ou programas:

 

  • Formação de Facilitadores em Processos Participativos do Ministério do Turismo (2 turmas)

  • Formação de Facilitadores em Processos Participativos do Ministério da Saúde (15 turmas)

  • Formação de Facilitadores para o Programa Prevfogo (2 turmas)

  • Curso Iniciação em Métodos e Técnicas de Diálogo para Facilitadores da Vale (2 turmas)

  • Curso A Arte de Facilitar Processos Participativos no TCE/MT (1 turma)

  • Curso Facilitador Funai (2 turmas)

 

Relatoria de Processos Participativos 

 

É essencial registrar o conhecimento coletivo produzido durante os processos participativos. A sistematização realizada pela relatoria garante transparência e fácil acesso às informações, contribuindo para a consolidação do conhecimento gerado e seu aprimoramento contínuo.

 

Elaboramos um relatório sintético, de fácil compreensão, contendo a essência das informações e conhecimentos produzidos nas atividades. O relatório também relaciona os documentos e materiais apresentados ao longo dos processos participativos.

 

A relatoria pode ser realizada pelo método tradicional, com uma equipe especializada, que, após o término do evento, sistematiza os registros das atividades num relatório sintético. Oferecemos também o formato inovador de relatoria colaborativa, na qual os registros das atividades são disponibilizados em tempo real durante o próprio evento, em plataforma digital, com a colaboração dos participantes.

 

Pode ser realizada em qualquer localidade do País, com carga-horária adequada ao formato do processo participativo: oficina, reunião, seminário, conferência.