Como nos apresentamos em poucas linhas?

A Essência tem como foco de atuação a facilitação de processos participativos  para o desenvolvimento de políticas públicas/programas/projetos, organizações e equipes com estímulo à participação e à cooperação. 15 anos de experiência, estamos em Brasília e atuamos em todo país.

 

Qual a nossa razão de existir?

Propiciar ambiente favorável ao diálogo, à co-criação e à tomada de decisão compartilhada em organizações públicas, privadas e organismos internacionais

O que nos orienta e inspira?

Acreditamos nas pessoas, no diálogo, na construção coletiva, na participação e na interação. Gostamos de uma boa conversa e do silêncio. Exercitamos a empatia. Queremos contribuir na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Estar junto tem um grande valor pra gente!

Quem somos?

Tatiana Espíndola

Diretora e facilitadora

Tem formação em comunicação social e em planejamento e avaliação de programas e projetos. Atua concepção metodológica e na facilitação de processos participativos e de cocriacão, na formação de facilitadores e na gestão de projetos, com experiência em organizações públicas, privadas e em organismos internacionais. Discorre sobre metodologias participativas. Facilitadora sênior em processos participativos, tem mais de 15 anos de experiência, atuou em instituições, como:  Escola Nacional de Administração Pública - Enap, Ministério do Planejamento - MPOG, Cooperação Alemã para o Desenvolvimento no Brasil - GIZ, entre outras. Mãe de duas filhas, interessada por iniciativas diferenciadas de educação. Já participou e acompanhou algumas experiências de desescolarização. Acolheu em sua casa um projeto de educação comunitária com outras sete famílias - Nosso Jardim. Adora natureza, conhecimento tradicional, cultura popular, cozinhar e viajar. Tem 44 anos e reside em Brasília/Brasil.

tatianaessencia@gmail.com

Bel Castro

Parceira e Facilitadora

Consultora, facilitadora e instrutora independente na área de metodologias de planejamento, implementação, monitoria e avaliação de projetos, programas e políticas para trabalho em grupo com enfoque participativo. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG - BH e Mestre em Administração Pública pela Universidade de Houston, TX-EUA. Capacitada em metodologias participativas para facilitação de processos de grupo pela DSE, Berlin (1986 e 1990), pela Escola de Tecnologia da University of Houston, TX-EUA (1999). Pela Amauta International - EUA participou do curso Facilitation Intervention in Situations of Disaster (2000 e 2002). Participou de várias conferências internacionais da International Association of Facilitators/IAF no Canadá e EUA. Em 2015 fez o curso de Mediação de Conflitos na Mediare, RJ. Tem mais de 20 anos de experiência profissional em facilitação de diálogos, desde projetos de cooperação técnica internacional a projetos de base comunitária.

 

Soraia Silva de Mello

Parceira e Relatora 

Consultora sênior, com mais de 20 anos de experiência em concepção metodológica, implementação e gestão de políticas públicas governamentais voltadas à participação e controle social. Atua nos campos da educação ambiental, juventude, transparência pública e meio ambiente, sempre na perspectiva da transformação social. Tem vasta experiência em sistematização e relatoria, incluindo elaboração de publicações. Considera o registro de informações requisito fundamental para a transparência e a construção do conhecimento colaborativo nos organismos sociais, base para as inovações. Realiza organização de grandes eventos, facilitação de grupos e coordenação de processos formativos presenciais e a distância. Ama conectar pessoas e iniciativas. É engenheira florestal pela ESALQ/USP (1996) e especialista em conservação de recursos naturais pela Unicamp (1998).  Atuou junto ao Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação, Ministério das Comunicações, Ministério do Planejamento, CGU, Ibama Santarém/ Floresta Nacional do Tapajós, Secretaria de Transparência do Governo do Distrito Federal. Foi consultora do IICA, Unesco, PNUD, GIZ e FLACSO.É membro do grupo de estudo Jardins de Cerrado. Coordena uma horta comunitária agroecológica com seus vizinhos, em Brasília.

 

www.linkedin.com/in/soraiamello

 

Please reload

Quem são nossos parceiros?

Estimulamos transformações, aprendizagens e ações eficazes em empreendimentos, entre equipes e com pessoas.

Facilitar a comunicação pelo design de conversas e organização visual de informações é nosso fazer. 

Promover a sustentabilidade por meio de consultorias, capacitações, planejamento e gestão de evento.