Como nos apresentamos em poucas linhas?

A Essência tem como foco de atuação a facilitação de processos participativos no âmbito do desenvolvimento de políticas públicas/programas/projetos, organizações e equipes com estímulo à participação e à cooperação. 15 anos de experiência, empresa situada em Brasília.

 

Qual a nossa razão de existir?

Propiciar ambiente favorável ao diálogo, à co-criação e à tomada de decisão compartilhada em organizações públicas, privadas e organismos internacionais

O que nos orienta e inspira?

Acreditamos nas pessoas, no diálogo, na construção coletiva, na participação e na interação. Gostamos de uma boa conversa e do silêncio. Exercitamos a empatia. Queremos contribuir na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Estar junto tem um grande valor pra gente!

Quem somos?

Tatiana Espíndola

Diretora e facilitadora

Tem formação em comunicação social e em planejamento e avaliação de programas e projetos. Atua concepção metodológica e na facilitação de processos participativos e de cocriacão, na formação de facilitadores e na gestão de projetos, com experiência em organizações públicas, privadas e em organismos internacionais. Discorre sobre metodologias participativas. Facilitadora sênior em processos participativos, tem mais de 15 anos de experiência, atuou em instituições, como:  Escola Nacional de Administração Pública - Enap, Ministério do Planejamento - MPOG, Cooperação Alemã para o Desenvolvimento no Brasil - GIZ, entre outras. Mãe de duas filhas, interessada por iniciativas diferenciadas de educação. Já participou e acompanhou algumas experiências de desescolarização. Acolheu em sua casa um projeto de educação comunitária com outras sete famílias - Nosso Jardim. Adora natureza, conhecimento tradicional, cultura popular, cozinhar e viajar. Tem 44 anos e reside em Brasília/Brasil.

tatianaessencia@gmail.com

Henrique Santana

Parceiro e Consultor

Psicólogo com especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrando em Biologia Cultural com Humberto Maturana, pela Escuela Matriztica e Universidad Mayor do Chile e participante da 1º Formação Internacional em Facilitação e Consultoria Integral. Especialista em dinâmica dos grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Coach Ontológico pela Leading Group (Argentina), com formação em abordagem goetheanística pelo Proteus Initiative (África do Sul) e em Consultoria Sistêmica nas Organizações (Infosyon - Alemanha). Fundador da Integrah: Transformação e Aprendizagem. Profissional com ampla experiência na construção de processos de aprendizagem e em transformação de indivíduos, equipes e organizações.

Bel Castro

Parceira e Facilitadora

Consultora, facilitadora e instrutora independente na área de metodologias de planejamento, implementação, monitoria e avaliação de projetos, programas e políticas para trabalho em grupo com enfoque participativo. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG - BH e Mestre em Administração Pública pela Universidade de Houston, TX-EUA. Capacitada em metodologias participativas para facilitação de processos de grupo pela DSE, Berlin (1986 e 1990), pela Escola de Tecnologia da University of Houston, TX-EUA (1999). Pela Amauta International - EUA participou do curso Facilitation Intervention in Situations of Disaster (2000 e 2002). Participou de várias conferências internacionais da International Association of Facilitators/IAF no Canadá e EUA. Em 2015 fez o curso de Mediação de Conflitos na Mediare, RJ. Tem mais de 20 anos de experiência profissional em facilitação de diálogos, desde projetos de cooperação técnica internacional a projetos de base comunitária.

 

Soraia Silva de Mello

Parceira e Relatora 

Consultora sênior, com mais de 20 anos de experiência em concepção metodológica, implementação e gestão de políticas públicas governamentais voltadas à participação e controle social. Atua nos campos da educação ambiental, juventude, transparência pública e meio ambiente, sempre na perspectiva da transformação social. Tem vasta experiência em sistematização e relatoria, incluindo elaboração de publicações. Considera o registro de informações requisito fundamental para a transparência e a construção do conhecimento colaborativo nos organismos sociais, base para as inovações. Realiza organização de grandes eventos, facilitação de grupos e coordenação de processos formativos presenciais e a distância. Ama conectar pessoas e iniciativas. É engenheira florestal pela ESALQ/USP (1996) e especialista em conservação de recursos naturais pela Unicamp (1998).  Atuou junto ao Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação, Ministério das Comunicações, Ministério do Planejamento, CGU, Ibama Santarém/ Floresta Nacional do Tapajós, Secretaria de Transparência do Governo do Distrito Federal. Foi consultora do IICA, Unesco, PNUD, GIZ e FLACSO.É membro do grupo de estudo Jardins de Cerrado. Coordena uma horta comunitária agroecológica com seus vizinhos, em Brasília.

 

www.linkedin.com/in/soraiamello

 

Please reload

Quem são nossos parceiros?

Estimulamos transformações, aprendizagens e ações eficazes em empreendimentos, entre equipes e com pessoas.

Facilitar a comunicação pelo design de conversas e organização visual de informações é nosso fazer. 

Promover a sustentabilidade por meio de consultorias, capacitações, planejamento e gestão de evento.